“Decretem
nossa extinção e nos enterrem aqui”
A
declaração de morte coletiva feita por um grupo de Guaranis Caiovás demonstra a
incompetência do Estado brasileiro para cumprir a Constituição de 1988 e mostra
que somos todos cúmplices de genocídio – uma parte de nós por ação, outra por
omissão
-
Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de
despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui.
Pedimos, de uma vez por todas, para decretar nossa extinção/dizimação total,
além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e
enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais.
O
trecho pertence à carta de um grupo de 170 indígenas que vivem à beira de um
rio no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, cercados por pistoleiros.
As palavras foram ditadas em 8 de outubro ao conselho Aty Guasu (assembleia dos
Guaranis Caiovás), após receberem a notícia de que a Justiça Federal decretou
sua expulsão da terra. São 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças. Decidiram
ficar. E morrer como ato de resistência – morrer com tudo o que são, na terra
que lhes pertence.
Há
cartas, como a de Pero Vaz de Caminha, de 1º de maio de 1500, que são
documentos de fundação do Brasil: fundam uma nação, ainda sequer imaginada, a
partir do olhar estrangeiro do colonizador sobre a terra e sobre os habitantes
que nela vivem. E há cartas, como a dos Guaranis Caiovás, escritas mais de 500
anos depois, que são documentos de falência. Não só no sentido da incapacidade
do Estado-nação constituído nos últimos séculos de cumprir a lei estabelecida
na Constituição hoje em vigor, mas também dos princípios mais elementares que
forjaram nosso ideal de humanidade na formação do que se convencionou chamar de
“o povo brasileiro”. A partir da carta dos Guaranis Caiovás, tornamo-nos
cúmplices de genocídio. Sempre fomos, mas tornar-se é saber que se é.
Os
Guaranis Caiovás avisam-nos por carta que, depois de tantas décadas de luta
para viver, descobriram que agora só lhes resta morrer. Avisam a todos nós que
morrerão como viveram: coletivamente, conjugados no plural.
Nos
trechos mais pungentes de sua carta de morte, os indígenas afirmam:
-
Queremos deixar evidente ao Governo e à Justiça Federal que, por fim, já
perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso
território antigo. Não acreditamos mais na Justiça Brasileira. A quem vamos
denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do
Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências
contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos
morrer todos, mesmo, em pouco tempo. Não temos e nem teremos perspectiva de
vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui
acampados a 50 metros do rio Hovy, onde já ocorreram 4 mortes, sendo que 2 morreram
por meio de suicídio, 2 em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros
das fazendas. Moramos na margem deste rio Hovy há mais de um ano. Estamos sem
assistência nenhuma, isolados, cercados de pistoleiros e resistimos até hoje.
Comemos comida uma vez por dia. Tudo isso passamos dia a dia para recuperar o
nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no
centro desse nosso território antigo estão enterrados vários de nossos avôs e
avós, bisavôs e bisavós, ali está o cemitérios de todos os nossos antepassados.
Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados
junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje. (…) Não temos outra
opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça
Federal de Navirai-MS.
Como
podemos alcançar o desespero de uma decisão de morte coletiva? Não podemos. Não
sabemos o que é isso. Mas podemos conhecer quem morreu, morre e vai morrer por
nossa ação – ou inação. E, assim, pelo menos aproximar nossos mundos, que até
hoje têm na violência sua principal intersecção.
Era
de gente que se tratava, mas o que se fez na época foi confiná-los como gado,
num espaço de terra pequeno demais para que pudessem viver ao seu modo – ou, na
palavra que é deles, Teko Porã (“o Bem Viver”). Com a chegada dos colonos, os
indígenas passaram a ter três destinos: ou as reservas ou trabalhar nas
fazendas como mão de obra semiescrava ou se aprofundar na mata. Quem se rebelou
foi massacrado. Para os Guaranis Caiovás, a terra a qual pertencem é a terra
onde estão sepultados seus antepassados. Para eles, a terra não é uma
mercadoria – a terra é. Desde o ínicio do século XX, com mais afinco a partir
do Estado Novo (1937-45) de Getúlio Vargas, iniciou-se a ocupação pelos brancos
da terra dos Guaranis Caiovás. Os indígenas, que sempre viveram lá, começaram a
ser confinados em reservas pelo governo federal, para liberar suas terras para
os colonos que chegavam, no que se chamou de “A Grande Marcha para o Oeste”. A
visão era a mesma que até hoje persiste no senso comum: “terra desocupada” ou
“não há ninguém lá, só índio”.
Na
ditadura militar, nos anos 60 e 70, a colonização do Mato Grosso do Sul se
intensificou. Um grande número de sulistas, gaúchos mais do que todos, migrou
para o território para ocupar a terra dos índios. Outros despacharam peões e
pistoleiros, administrando a matança de longe, bem acomodados em suas cidades
de origem, onde viviam – e vivem até hoje – como “cidadãos de bem”, fingindo
que não têm sangue nas mãos.
Com a
redemocratização do país, a Constituição de 1988 representou uma mudança de
olhar e uma esperança de justiça. Os territórios indígenas deveriam ser
demarcados pelo Estado no prazo de cinco anos. Como sabemos, não foi. O
processo de identificação, declaração, demarcação e homologação das terras
indígenas tem sido lento, sensível a pressões dos grandes proprietários de
terras e da parcela retrógrada do agronegócio. E, mesmo naquelas terras que já
estão homologadas, em muitas o governo federal não completou a desintrusão – a
retirada daqueles que ocupam a terra, como posseiros e fazendeiros –,
aprofundando os conflitos.
Nestas
últimas décadas testemunhamos o genocídio dos Guaranis Caiovás. Em geral, a
situação dos indígenas brasileiros é vergonhosa. A dos 43 mil Guaranis Caiovás,
o segundo grupo mais numeroso do país, é considerada a pior de todas.
Confinados em reservas como a de Dourados, onde cerca de 14 mil, divididos em
43 grupos familiares, ocupam 3,5 mil hectares, eles encontram-se numa situação
de colapso. Sem poder viver segundo a sua cultura, totalmente encurralados,
imersos numa natureza degradada, corroídos pelo alcoolismo dos adultos e pela
subnutrição das crianças, os índices de homicídio da reserva são maiores do que
em zonas em estado de guerra.
A
situação em Dourados é tão aterradora que provocou a seguinte afirmação da
vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat: “A reserva de Dourados é
talvez a maior tragédia conhecida da questão indígena em todo o mundo”. Segundo
um relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que analisou os dados
de 2003 a 2010, o índice de assassinatos na Reserva de Dourados é de 145 para
cada 100 mil habitantes – no Iraque, o índice é de 93 assassinatos para cada
100 mil. Comparado à média brasileira, o índice de homicídios da Reserva de
Dourados é 495% maior.
A
cada seis dias, um jovem Guarani Caiová se suicida. Desde 1980, cerca de 1500
tiraram a própria vida. A maioria deles enforcou-se num pé de árvore. Entre as
várias causas elencadas pelos pesquisadores está o fato de que, neste período
da vida, os jovens precisam formar sua família e as perspectivas de futuro são
ou trabalhar na cana de açúcar ou virar mendigos. O futuro, portanto, é um não
ser aquilo que se é. Algo que, talvez para muitos deles, seja pior do que a
morte.
Um
relatório do Ministério da Saúde mostrou, neste ano, o que chamou de “dados
alarmantes, se destacando tanto no cenário nacional quanto internacional”.
Desde 2000, foram 555 suicídios, 98% deles por enforcamento, 70% cometidos por
homens, a maioria deles na faixa dos 15 aos 29 anos. No Brasil, o índice de
suicídios em 2007 foi de 4,7 por 100 mil habitantes. Entre os indígenas, no
mesmo ano, foi de 65,68 por 100 mil. Em 2008, o índice de suicídios entre os Guaranis
Caiovás chegou a 87,97 por 100 mil, segundo dados oficiais. Os pesquisadores
acreditam que os números devem ser ainda maiores, já que parte dos suicídios é
escondida pelos grupos familiares por questões culturais.
As
lideranças Guaranis Caiovás não permaneceram impassíveis diante deste presente
sem futuro. Começaram a se organizar para denunciar o genocídio do seu povo e
reivindicar o cumprimento da Constituição. Até hoje, mais de 20 delas morreram
assassinadas por ferirem os interesses privados de fazendeiros da região, a
começar por Marçal de Souza, em 1983, cujo assassinato ganhou repercussão
internacional. Ao mesmo tempo, grupos de Guaranis Caiovás abandonaram o
confinamento das reservas e passaram a buscar suas tekohá, terras originais, na
luta pela retomada do território e do direito à vida. Alguns grupos ocuparam
fundos de fazendas, outros montaram 30 acampamentos à beira da estrada, numa
situação de absoluta indignidade. Tanto nas reservas quanto fora delas, a
desnutrição infantil é avassaladora.
A
trajetória dos Guaranis Caiovás que anunciaram sua morte coletiva ilustra bem o
destino ao qual o Estado brasileiro os condenou. Homens, mulheres e crianças
empreenderam um caminho em busca da terra tradicional, localizada às margens do
Rio Hovy, no município de Iguatemi (MS). Acamparam em sua terra no dia 8 de
agosto de 2011, nos fundos de fazendas. Em 23 de agosto foram atacados e
cercados por pistoleiros, a mando dos fazendeiros. Em um ano, os pistoleiros já
derrubaram dez vezes a ponte móvel feitas por eles para atravessar um rio com
30 metros de largura e três de fundura. Em um ano, dois indígenas foram
torturados e mortos pelos pistoleiros, outros dois se suicidaram.
Em
tentativas anteriores de recuperação desta mesma terra, os Guaranis Caiovás já
tinham sido espancados e ameaçados com armas de fogo. Alguns deles tiveram seus
olhos vendados e foram jogados na beira da estrada. Em outra ocasião, mulheres,
velhos e crianças tiveram seus braços e pernas fraturados. O que a Justiça
Federal fez? Deferiu uma ordem de despejo. Em nota, a FUNAI (Fundação Nacional
do Índio) afirmou que “está trabalhando para reverter a decisão”.
Os
Guaranis Caiovás estão sendo assassinados há muito tempo, de todas as formas
disponíveis, as concretas e as simbólicas. “A impunidade é a maior agressão
cometida contra eles”, afirma Flávio Machado, coordenador do CIMI no Mato
Grosso do Sul. Nas últimas décadas, há pelo menos duas formas interligadas de
violência no processo de recuperação da terra tradicional dos indígenas: uma
privada, das milícias de pistoleiros organizadas pelos fazendeiros; outra do
Estado, perpetrada pela Justiça Federal, na qual parte dos juízes, sem qualquer
conhecimento da realidade vivida na região, toma decisões que não só compactuam
com a violência , como a acirram.
“Quando
os pistoleiros não conseguem consumar os despejos e massacres truculentos dos
indígenas, os fazendeiros contratam advogados para conseguir a ordem de despejo
na Justiça”, afirma Egon Heck, indigenista e cientista político, num artigo
publicado em relatório do CIMI. “No momento em que ocorre a ordem de despejo,
os agentes policiais agem de modo similar ao dos pistoleiros, visto que
utilizam armas pesadas, queimam as ocas, ameaçam e assustam as crianças,
mulheres e idosos.”
Ao
fundo, o quadro maior: os sucessivos governos que se alternaram no poder após a
Constituição de 1988 foram incompetentes para cumpri-la. Ao final de seus dois
mandatos, Lula reconheceu que deixava o governo com essa dívida junto ao povo
Guarani Caiová. Legava a tarefa à sua sucessora, Dilma Rousseff. Os indígenas
escreveram, então, uma carta: “Presidente Dilma, a questão das nossas terras já
era para ter sido resolvida há décadas. Mas todos os governos lavaram as mãos e
foram deixando a situação se agravar. Por ultimo, o ex-presidente Lula
prometeu, se comprometeu, mas não resolveu. Reconheceu que ficou com essa
dívida para com nosso povo Guarani Caiová e passou a solução para suas mãos. E
nós não podemos mais esperar. Não nos deixe sofrer e ficar chorando nossos
mortos quase todos os dias. Não deixe que nossos filhos continuem enchendo as
cadeias ou se suicidem por falta de esperança de futuro (…) Devolvam nossas
condições de vida que são nossos tekohá, nossas terras tradicionais. Não
estamos pedindo nada demais, apenas os nossos direitos que estão nas leis do
Brasil e internacionais”.
A
declaração de morte dos Guaranis Caiovás ecoou nas redes sociais na semana
passada. Gerou uma comoção. Não é a primeira vez que indígenas anunciam seu
desespero e seu genocídio. Em geral, quase ninguém escuta, para além dos mesmos
de sempre, e o que era morte anunciada vira morte consumada. Talvez a diferença
desta carta é o fato de ela ecoar algo que é repetido nas mais variadas esferas
da sociedade brasileira, em ambientes os mais diversos, considerado até um
comentário espirituoso em certos espaços intelectualizados: a ideia de que a
sociedade brasileira estaria melhor sem os índios.
Desqualificar
os índios, sua cultura e a situação de indignidade na qual vive boa parte das etnias
é uma piada clássica em alguns meios, tão recorrente que se tornou quase um
clichê. Para parte da elite escolarizada, apesar do esforço empreendido pelos
antropólogos, entre eles Lévi-Strauss, as culturas indígenas ainda são vistas
como “atrasadas”, numa cadeia evolutiva única e inescapável entre a pedra
lascada e o Ipad – e não como uma escolha diversa e um caminho possível. Assim,
essa parcela da elite descarta, em nome da ignorância, a imensa riqueza contida
na linguagem, no conhecimento e nas visões de mundo das 230 etnias indígenas
que ainda sobrevivem por aqui.
Toda
a História do Brasil, a partir da “descoberta” e da colonização, é marcada pelo
olhar de que o índio é um entrave no caminho do “progresso” ou do
“desenvolvimento”. Entrave desde os primórdios – primeiro, porque teve a
deselegância de estar aqui antes dos portugueses; em seguida, porque se
rebelava ao ser escravizado pelos invasores europeus. A sociedade brasileira se
constituiu com essa ideia e ainda que a própria sociedade tenha mudado em
muitos aspectos, a concepção do índio como um entrave persiste. E persiste de
forma impressionante, não só para uma parte significativa da população, mas
para setores do Estado, tanto no governo atual quanto nas gestões passadas.
“Entraves” precisam ser removidos. E têm sido,
de várias maneiras, como a História, a passada e a presente, nos mostra. Talvez
essa seja uma das explicações possíveis para o impacto da carta de morte ter
alcançado um universo maior de pessoas. Desta vez, são os índios que nos dizem
algo que pode ser compreendido da seguinte forma: “É isso o que vocês querem?
Nos matar a todos? Então nós decidimos: vamos morrer”. Ao devolver o desejo a
quem o deseja, o impacto é grande.
É
importante lembrar que carta é palavra. A declaração de morte coletiva surge
como palavra dita. Por isso precisamos compreender, pelo menos um pouco, o que
é a palavra para os Guaranis Caiovás. Em um texto muito bonito, intitulado Ñe'ẽ
– a palavra alma, a antropóloga Graciela Chamorro, da Universidade Federal da
Grande Dourados, nos dá algumas pistas:
“A
palavra é a unidade mais densa que explica como se trama a vida para os povos
chamados guarani e como eles imaginam o transcendente. As experiências da vida
são experiências de palavra. Deus é palavra. (...) O nascimento, como o momento
em que a palavra se senta ou provê para si um lugar no corpo da criança. A
palavra circula pelo esqueleto humano. Ela é justamente o que nos mantém em pé,
que nos humaniza. (...) Na cerimônia de nominação, o xamã revelará o nome da
criança, marcando com isso a recepção oficial da nova palavra na comunidade.
(...) As crises da vida – doenças, tristezas, inimizades etc. – são explicadas
como um afastamento da pessoa de sua palavra divinizadora. Por isso, os
rezadores e as rezadoras se esforçam para ‘trazer de volta’, ‘voltar a sentar’
a palavra na pessoa, devolvendo-lhe a saúde.(...) Quando a palavra não tem mais
lugar ou assento, a pessoa morre e torna-se um devir, um não-ser, uma
palavra-que-não-é-mais. (...) Ñe'ẽ e ayvu podem ser traduzidos tanto como
‘palavra’ como por ‘alma’, com o mesmo significado de ‘minha palavra sou eu’ ou
‘minha alma sou eu’. (...) Assim, alma e palavra podem adjetivar-se mutuamente,
podendo-se falar em palavra-alma ou alma-palavra, sendo a alma não uma parte,
mas a vida como um todo.”
A
fala, diz o antropólogo Spensy Pimentel, pesquisador do Centro de Estudos
Ameríndios da Universidade de São Paulo, é a parte mais sublime do ser humano
para os Guaranis Caiovás. “A palavra é o cerne da resistência. Tem uma ação no
mundo – é uma palavra que age. Faz as coisas acontecerem, faz o futuro. O
limite entre o discurso e a profecia é tênue.”
Se a
carta de Pero Vaz de Caminha marca o nascimento do Brasil pela palavra escrita,
é interessante pensar o que marca a carta dos Guaranis Caiovás mais de 500 anos
depois. Na carta-fundadora, é o invasor/colonizador/conquistador/estrangeiro
quem estranha e olha para os índios, para sua cultura e para sua terra. Na dos
Guaranis Caiovás, são os índios que olham para nós. O que nos dizem aqueles que
nos veem? (Ou o que veem aqueles que nos dizem?)
A
declaração de morte dos Guaranis Caiovás é “palavra que age”. Antes que o
espasmo de nossa comoção de sofá migre para outra tragédia, talvez valha a pena
uma última pergunta: para nós, o que é a palavra?
22/10/2012
Fonte:
Revista Época
Eliane
Brum, jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios
nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas
(LeYa) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda
(Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti
2007) e O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois documentários: Uma História
Severina e Gretchen Filme Estrada. elianebrum@uol.com.br
@brumelianebrum (Foto: ÉPOCA)
Olá boa tarde, me Chamo Lucas Cabaña, sou assessor de imprensa do Prêmio Culturas Indígenas 4ª Edição Raoni Metuktire. Quero um telefone de contato ou até mesmo um e-mail para poder enviar alguns materiais para vocês poderem participar desta edição. Pode me escrever no seguinte e-mail lucascabana01@gmail.com/premioculturasindigenas@gmail.com
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