segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições: índios Tremembé de Itarema elegem vereador

Os índios Tremembé de Almofala e demais comunidades indígenas do município de Itarema terão um representante efetivo na próxima legislatura municipal (2013 – 2016). Manuel Xavier do Nascimento, conhecido como Grosso Tremembé/PV, foi o sétimo vereador mais votado, com 918 votos.

Fonte: Portal das Eleições UOL

Por poucas dezenas de votos, os Tremembé não emplacaram um segundo candidato, Fernando Marciano, que disputou a eleição pelo PRB e teve 620 votos, mas não conseguiu uma vaga na câmara municipal. Ficou na segunda suplência de seu partido. Ele, que já tinha ficado na suplência na eleição anterior, chegou a exercer o mandato por um determinado período, depois de uma negociação política com o atual prefeito Robério Monteiro, conforme publicado aqui no blog (ver postagem).
Fernando trocou de partido, saiu do PMDB e foi para o PRB, mas manteve-se do lado do Robério Monteiro, diferente de Grosso, que se elegeu pelo PV, partido do prefeito eleito Binú Monteiro. Seu adversário, Dedé Rios teve a candidatura indeferida pela Lei da Ficha Limpa e os votos invalidados.
A vaga na câmara dos vereadores fortalece a representação política dos Tremembé de Itarema, que passa a ter um representante indígena e um interlocutor permanente com poder público municipal. Também reforça localmente a luta pela regularização da terra indígena Tremembé de Almofala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Comente, critique, opine!