terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cultura indígena na Ibiapaba


Publicado pelo blog: Funai - CR Fortaleza


Edmilson Holanda (FUNAI), Pajé Sebastião, Rogério Soares, Cacique Sotero,
Cacique Joãob Venâncio, Pajé Luís Cabôco, Weibe Tapeba, ... e Lu Lima


Integrando o V FUI-Festival União da Ibiapaba — realizado entre 23 e 29 de julho pela Federação das Artes do Ceará no distrito de Tucuns em Tianguá/CE —, foi promovido um encontro destacando os Direitos Humanos que trouxe à pauta o tema Difusão da Cultura Indígena.


Pajé Sebastião


Palestraram os líderes Cacique João Venâncio (Tremembé de Almofala), Cacique Sotero (Canindé de Aratuba), Pajé Luís Cabôco (Tremembé), Pajé Sebastião (Tapuia-Cariri), provocando debate mediado pelo assessor técnico da Coordenação Regional da FUNAI de Fortaleza, Weibe Tapeba, e por Rogério Soares, executivo da ONG promotora do V FUI.




Segundo a Federação das Artes, os representantes da comunidade de Tucuns ressaltaram interesse em aprofundar o conhecimento sobre as origens indígenas que predominam naquela localidade da Serra da Ibiapaba. Durante o encontro foi ainda entregue o Troféu FUI 2011, que homenageou a dupla Los Índios Tabajaras e os Mestres de Cultura João Venâncio e Luís Cabôco. 
 

A palestra Difusão da Cultura Indigena – Situação Atual no Ceará teve como meta revitalizar e reconhecer o patrimônio artístico-cultural e a tradição dos povos indígenas do Estado e, mais especificamente, da região da Ibiapaba.

Rogério Soares e o Troféu FUI 2011 / Índios Tabajara
Assim, as lideranças indígenas apresentaram uma seleção de suas atividades produtivas, lutas, conquistas e imaginário coletivo, expressa na sua criatividade original, difundindo parte dos resultados da efetividade de parcerias celebradas com organizações privadas e públicas.
O evento foi desenvolvido com o apoio de empresas, Governo do Estado, prefeituras, CITA-Conselho Indígena Tremembé de Almofala e contou com a anuência da FUNAI–Fundação Nacional do Índio.


(texto: Marco Krichanã, com edição de conteúdo publicado em http://fui-festivaluniaodaibiapaba.blogspot.com)(fotos: FEARTE)