quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Visita à aldeia Telhas

Reunião no pátio da escola

Por outro ângulo

Nesta quarta-feira de cinzas fizemos uma visita à comunidade de Telhas. O motivo da visita realizada pelo Tiago foi de repassar algumas informações em relação ao projeto da Carteira Indígena, que aguarda liberação dos recursos para início das atividades.
Além disso, o encontro serviu para reencontrar as lideranças da aldeia, discutir as relações institucionais entre a comunidade, os parceiros e a FUNAI, e deliberar alguns encaminhamentos para a oficialização do trabalho de Assistência Técnica junto  ao órgão indigenista oficial.
Já eu aproveitei a ida do Tiago para me despedir das famílias antes de partir para o mestrado em Natal.
Continuando nossa visita, damos uma passadinha rápida para visitar o quintal do senhor Manoel Messias (Tota). Apesar das dificuldades em relação à água, ficamos felizes com os resultados no quintal produtivo do Seu Tota, com o crescimento de diversas mudas plantadas no ano passado.
Aproveitamos também para conhecer e registrar imagens do Galinheiro construído através do projeto do BNB e da Secretaria de Agricultura de Acaraú (leia mais sobre esse projeto aqui). Segundo André Sales, presidente do Conselho Indígena, algumas famílias estão aguardando o acabamento final no galinheiro e a chegada dos pintos.


Por fim, visitamos a Cozinha Comunitária que está na fase final da construção, faltando apenas alguns reparos e a colocação das portas (sobre a cozinha, mais detalhes aqui). De acordo com informações dos próprios indígenas, a produção de alimentos para o PAA deverá ser iniciada nos próximos dias e já poderá ser feito nas instalações da cozinha. 
Vista frontal da cozinha


Parte interna
Vista lateral
PS: A internet ou o blogger ocasionou algumas falhas nas imagens, por isso nos desculpamos com os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Comente, critique, opine!