sábado, 6 de julho de 2013

I Ciclo de Vivências na Aldeia Tremembé de Telhas



No âmbito das atividades do projeto “Artesanato, Cozinha Comunitária e Organização das Mulheres como perspectivas para o Etnodesenvolvimento da comunidade Tremembé do Córrego das Telhas, Acaraú/CE”, o Conselho dos Índios Tremembé do Córrego das Telhas e seus parceiros promovem, entre os dias 18 e 21/07/2013, o I Ciclo de Vivências da Aldeia Tremembé de Telhas.
Para além das atividades relacionadas ao projeto, ampliamos a programação com oficinas ecológicas e rodas de conversa e debates no intuito de possibilitar vivências e trocas de experiências no que se referem aos saberes, histórias e memórias dos Tremembé, como também promover o diálogo intercultural entre indígenas, pesquisadores e participantes do evento.

O Encontro das Mulheres Tremembé de Acaraú e o Seminário sobre Inclusão Produtiva consistem em espaços de discussão e troca de experiências no que tange aos avanços conquistados e os desafios que se avistam ao maior protagonismo social, político e econômico das mulheres indígenas Tremembé e abordará as experiências com os projetos da Carteira Indígena e do PAA, como também discutirá temas como a ampliação dos espaços de participação política e a inserção produtiva das mulheres indígenas.
As Oficinas Ecológicas (abertas a participantes não-indígenas) surgiram como demandas das mulheres e como desdobramento do curso de artesanato ministrado pelo SEBRAE recentemente, na qual as mulheres deliberaram pela recuperação de uma antiga casa, que está sendo reformada em forma de mutirão pela própria comunidade e que dará lugar a Tapera do Artesanato. Nesse contexto, as oficinas visam promover uma experiência prática fundindo os conhecimentos tradicionais no uso da argila para construções e acabamento de paredes, na produção de tintas naturais e grafismo indígena com a utilização de técnicas permaculturais, aproveitando os materiais existentes no local.
A Roda de Conversa será um momento de discussões e debates sobre a conjuntura indígena e indigenista atual levando em consideração as manifestações que ocorrem no país e as perspectivas dos Tremembé sobre os rumos da política indigenista oficial. As rodas de conversa contarão com a participação da comunidade local, das lideranças indígenas, participantes das oficinas, técnicos e pesquisadores.

A programação noturna se encerra com grandes rodas de Torém, brincadeira dos índios e elemento marcante da cultura Tremembé.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 18/07/2013

16:00h: Acolhida dos participantes

18:00h: Jantar

19:00h: I Seminário sobre Inclusão Produtiva de Mulheres Indígenas
Palestrantes: lideranças femininas das aldeias Telhas e Queimadas


Sexta-feira – 19/07/2013

07:00h: Café da manhã

08:00h: Oficina de reboco e acabamento
Facilitador: Felipe Lima

12:00h: Almoço

14:00h: Oficina de reboco e acabamento (parte 2)

18:00h: Seminário das Mulheres Tremembé
Palestrante: Ceiça Pitaguary (DMI/APOINME), Lucilene Martins (Presidente CONDISI)

21:00h: Roda de Torém


Sábado – 20/07/2013

07:00h: Café da manhã

08:00h: Oficina de Pintura Mural e Grafismo Indígena
Facilitador: Clóvis André

12:00h: Almoço

14:00h: Oficina de Pintura Mural e Grafismo Indígena (parte 2)

18:00h: Jantar

19:30h: Roda de Conversa: Cenário indígena e indigenista atual na ótica dos Tremembé
Convidados: Cacique João Venâncio, Pajé Luís Caboclo e lideranças Tremembé das comunidades São José, Capim Açu, Cajazeiras e Queimadas.

21:00h: Roda de Torém


Domingo – 21/07/2013

07:00h: Café da manhã

08:00h: Encerramento da oficina e encaminhamentos finais

12:00h: Almoço e partida



ATENÇÃO: Por questões operacionais, as vagas são limitadas! Garanta logo sua inscrição. 
Mais informações entre em contato conosco.

Informações e inscrições:
tiago.permaculturace@gmail.com  (88) 9988-2428 / 9214-6232


ronaldosl.sobral@gmail.com  (88) 8885-1753 / (84) 9960-4188

Realização: Conselho dos Índios Tremembé do Córrego das Telhas – CITCT e Instituto NEMA
Apoiadores: e parceiros: CIT.Queimadas, Carteira Indígena/MMA, GATI, FUNAI (CTL Itarema), APOINME, SEBRAE